Encontrando o Tabernáculo no Deserto




E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. Êxodo 25:8-9

Hoje vamos começar uma série de mensagens sobre o Tabernáculo, os seus utensílios, o material da construção, os seus agentes trabalhadores tentando trazer um pouquinho de entendimento desse assunto tão simples e muitas vezes complicado de entender.

Quando Deus livrou o povo do Egito e os direcionou para a Terra Prometida infelizmente muitos não creram no poder do Eterno para lhes dar posse do território, e por isso foram levados ao deserto e passaram quarenta anos por lá.

Deus nunca precisou de um templo, até porque Ele é bem maior do que isso, mas o seu povo passou muito tempo sendo contaminado pela cultura egípcia onde seus deuses tinham templos grandiosos, por conta disso e claro também para cumprir a promessa de levar o povo a Terra Prometida Ele pediu para que fosse construído um Tabernáculo para representar a sua habitação no meio do povo, pois o seu desejo sempre foi estar no meio do seu povo.

Ele era portátil, pois o povo estava caminhando pelo deserto, e onde eles paravam primeiro o Tabernáculo era montado e consecutivamente as barracas dos judeus.

Todo o Tabernáculo faz à alusão a pessoa de Jesus, mas tudo mesmo do material aos seus trabalhadores. Por isso não tinha como Moisés fazer essa construção sem a intervenção de Deus. Portanto todo o projeto do Tabernáculo foi dado a ele no monte Sinai juntamente com as tabuas da lei.

Resultado de imagem para tabernaculoDeus se preocupou com cada detalhe e Moisés também se preocupou para fazer tal qual Deus havia ordenado. Deus já havia preparado o investimento para essa obra, pois quando o povo saiu do Egito levou consigo muitos presentes dos egípcios que foram ofertados para a construção do Tabernáculo.

Deus também junto com o projeto de construção forneceu as condições financeiras e capacitou os trabalhadores para fazer uma obra de uma qualidade nunca antes vista de perfeição e nobreza.

A palavra Tabernáculo vem do hebraico e significa tenda, cabana, barraca e no caso do Tabernáculo no deserto teve como propósito ser o símbolo da habitação de Deus na Terra no meio do seu povo trazendo segurança, provisão e a presença de Deus para caminhar junto com o eles.

Shalom,
Graça e Paz

Pr. Elton Bezerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seja Grato

Ansiedade e Medo

Chamado de Mateus