Encontrando o Tabernáculo no Deserto - A Bacia de Bronze

Faça uma bacia de bronze com uma base de bronze, para se lavarem. Coloque-a entre a Tenda do Encontro e o altar, e mande enchê-la de água. Ex 30:18

Hoje quero falar de mais um utensílio do Tabernáculo que ficava no átrio e é necessário passar por ele antes de entrar no Lugar Santo. Vamos ver alguns detalhes sobre a bacia de bronze que ficava localizada após o altar do sacrifício na entrada do Lugar Santo.

A bacia tinha como sua função purificar com água o sacerdote antes de entrar no lugar santo. Pois o mesmo ao fazer as suas atividades sujava suas mãos principalmente no sacrifício dos animais e seus pés pela própria poeira do deserto.

Esse utensílio como o altar do sacrifício foi feito de bronze, mas o bronze utilizado foi retirado dos espelhos de bronze que as mulheres hebreias haviam recebido como despojo das mulheres egípcias quando saíram do Egito.

Como já falei anteriormente o bronze representa o julgamento de Deus em direção ao homem e na bacia somos julgados impuros, por isso necessitamos de água para essa purificação.

Creio que quando Deus escolheu o material dos espelhos para fazer essa bacia foi pela necessidade que temos de olhar nele para vermos algumas possíveis imperfeições que existam em nós. Algumas pessoas até nem gostam de olhar no espelho porque se acham muito feias, e infelizmente algumas pessoas também são assim no espiritual, pois não querem olhar no espelho da palavra de Deus para verem suas imperfeições.

Quando falamos de água na Bíblia a maioria das vezes estamos nos referindo a própria palavra de Deus que é Jesus. Então o agente purificador na bacia era a água que nos sinaliza que necessitamos de purificação e essa limpeza será feita em nós pela palavra de Deus.

Só conseguiremos viver experiências novas com Yeshua no Lugar Santo quando passarmos continuamente todos os dias pela bacia, para a nossa purificação, pois quanto mais lemos a Bíblia observamos as nossas falhas e buscamos concerto, para nos enquadrar dentro dos planos do Eterno para as nossas vidas.

Yeshua quer nos purificar de todas as impurezas adquiridas, e a ferramenta adequada é a leitura da sua palavra, pois quem se apresentava diante de Deus no Lugar Santo impuro morreria, e hoje pelo poder da salvação alcançado pela morte de Cristo na cruz não morremos ao entrarmos no templo até porque aqueles que não estão em Jesus já estão mortos, mas ao nos entregarmos a Ele somos purificados e vivificados.


Shalom,
Graça e Paz
Pr. Elton Bezerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seja Grato

Ansiedade e Medo

Chamado de Mateus